As novas sociedades contemporâneas pressupõem outras maneiras de ser, de estar, de pensar, logo leitores capazes de questionar, de pensar, de refletir. A literatura desempenha, assim, um papel importante na compreensão do mundo real, sendo os livros um veiculo de transmissão de conhecimentos e informação sobre outras culturas, outros povos, sobre o outro.
Na sociedade contemporânea, a leitura assume um papel bastante importante na promoção do desenvolvimento cultural, daí a importância da motivação e incentivo á leitura, a partir das crianças e jovens. Em contextos vários como a família, os amigos, os grupos, a internet, os nossos jovens/crianças aprendem muito sobre a vida e o mundo que os rodeia, mas é na escola e através do livros que aprendem a sistematizar toda essa informação e conhecimento, a pensar, a ter espírito critico, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e a interiorizar os seus direitos e deveres como cidadãos e pessoas.
O livro e as histórias são importantes para a aprendizagem no domínio linguístico, perceptivo-cognitivo e afectivo-social e constituem um factor de enriquecimento pessoal e de aprendizagem da vida em sociedade, contribuindo para a sua formação e crescimento enquanto cidadãos do futuro.
Mas o que acontece é que quando as crianças não gostam de ler, é muito difícil conseguir que extraiam prazer da leitura: daí termos crianças que dêem frequentemente pontapés na gramática, enrolem a leitura. Quando não há motivação para ler, as oportunidades para aprender decrescem significativamente (Azevedo, 2007: 36).
Por isso, quanto mais cedo as crianças desenvolverem o gosto pelo livro, o hábito de ler, a competência da leitura, melhor para o seu desenvolvimento cognitivo, das capacidades de compreensão, análise e imaginação.
Há que proporcionar o contacto cedo com o livro, desenvolvendo e estimulando várias competências básicas para a aquisição da leitura e da escrita. Ler é uma competência importante a ser trabalhada com a criança, há que fazer as palavras terem sentido, há que compreender, interpretar, relacionar.
É ponto assente que a leitura estimula o nosso raciocínio e a nossa capacidade de entendimento.
Ler é compreender.
Ler é saber.
Ler é trocar.
Ler é comparar as suas experiencias com as narradas pelo escritor.
Ler é refletir sobre o conteúdo das obras.
”children’s literature [is] an excellent medium to introduce global concepts and to bridge multicultural understanding. […]literature can provide children with a more accurate picture of world reality and sensitivity to cultural difference” (Stoddard, 1983).
E que local melhor que a escola, para que tal aconteça? Um dos objectivos da escola é criar leitores ativos. Dentro da escola, a biblioteca escolar tem como principal função a motivação para a leitura e a criação de hábitos regulares desta prática, promovendo atividades diversificadas e sistemáticas, dado o papel determinante que a leitura desempenha no desenvolvimento pessoal, social e escolar dos alunos.
Teresa Reis, professora bibliotecária
“Não se nasce leitor. O leitor faz-se!” (Javier Garcia)
“Quem não ler, não quer saber, quer errar.” (Padre António Vieira)
“Leio e estou liberto.” (Fernando Pessoa)
gostaria que ouvesse mais atividades durante a semana porque como chove os alunos poderiam-se divertir na biblioteca.