Novidades literárias

Vejam as novidades que chegaram à vossa Biblioteca!

Sugestões para o mês de janeiro (2016):

Dossiers temáticos

Estão à disposição de alunos, professores, e pessoalimg_20170105_120200 auxiliar de educação e administrativo, dois dossiers temáticos: um, a Ler+ Crónicas, que engloba crónicas de António Lobo Antunes, José Luís Peixoto e Ricardo Araújo Pereira e outros e ainda artigos sobre escritores. O outro, agrupa artigos de cultura geral, de temas de História, Ciência, Arte, Relações Internacionais, que podem ser requisitados para apoio aos currículos.

 

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

…para lermos e refletirmos…

em abril…..

Enciclopédia das Novas Religiões, de Christopher Partridge

Enciclopédia das novas religiões

Sinopse:

Enciclopédia sobre os novos movimentos religiosos que nos últimos 50 anos se formaram. Mais de 200 novas religiões, seitas e espiritualidades alternativas, agrupadas segundo a influência que sofreram, nas secções Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Zoroastrismo, Religiões Indianas, Religiões da Ásia Oriental, Tradições Pagãs e Indígenas, Tradições Esotéricas e New Age, e Culturas Modernas Ocidentais.

 

 

O filósofo e o lobo, de Mark Rowlands

 o filosofo e o lobo

Sinopse:

No dia em que Mark Rowlands comprou um lobo, teve a sua primeira grande lição sobre a espécie: os lobos não gostam de ficar sozinhos. Ao regressar a casa, encontrou-a completamente destruída: dos forros do sofá, às tubagens do ar condicionado, nada restava inteiro. Naquele dia, Mark fez um pacto com Brenin: nunca mais o abandonaria. Começava assim a estranha amizade de um professor de filosofia, misógino e alcoólico, e o seu imponente lobo de 70 quilos. Não mais se separaram. Iam juntos para todo o lado: os jogos de râguebi, as festas na universidade, e até às aulas – onde Brenin ocasionalmente uivava, ao ouvir dissertações chatas sobre filósofos herméticos. “O Filósofo e o Lobo” é a história real de uma relação de doze anos entre um homem e um lobo. É um ensaio sobre o que nos separa (e aproxima) dos animais, um tratado sobre a lealdade, o companheirismo e o amor.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Mais 2 livros para lermos em março…..

sapatinhos chocolate

Sapatinhos de Chocolate, de Trisha Ashley

Sinopse:

Tansy sonhava com um belo futuro junto de Justin. Mas quando uma revelação inesperada a faz confrontar a amarga verdade sobre o homem que ama, decide deixar imediatamente Londres e regressar à pequena aldeia de Sticklepond. As doces atenções da carinhosa tia Nan e a amizade de Bella são um bálsamo para o seu coração destroçado. Com um entusiasmo que já não pensava ter, Tansy lança-se na realização de um projeto há muito desejado. Assim nasce a Cinderella’s Slippers, uma loja de sapatos realmente muito especial.

O Delfim, de José Cardoso Pires

o delfimSinopse:

A história tem início com a chegada de um pacato escritor à aldeia da Gafeira (aldeia fictícia). Esta, à semelhança de tantas outras, é uma terra marcadamente rural onde predomina uma mentalidade tradicionalista e tipicamente provinciana. Não é por isso de admirar que o misterioso caso da morte da mulher e do criado do conceituado engenheiro Tomás Manuel da Palma Bravo dê asas a todo o tipo de comentários e especulações por parte dos populares…

 

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sinopses do mês de fevereiro (2016)

 O Grande Manual das Artes de Deri RobinsSue Nicholson

img3

Este livro está cheio de ideias incríveis para o ajudar a desenvolver os seus talentos artísticos e criar as suas próprias obras de arte. Além disso contém explicações fáceis, instruções com fotos passo a passo, separadores para cada título e até dicas de sites com obras de arte de todo o Mundo!

A História da Música – Sons, instrumentos, protagonistas de Stefano Catucci

img4

A descoberta da evolução da música como forma de linguagem e instrumento de comunicação até à verdadeira arte, é o que propõe esta obra. Desde os primeiros instrumentos até às mais modernas técnicas de reproduzir o som, dá-se a conhecer o percurso do que é hoje a música. E claro, apresenta-se também os maiores compositores, os melhores músicos e as obras mais célebres.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sinopses do mês de janeiro (2016)

Um Desejo Por Uma Estrela de Trisha Ashley

img1

A vida de Cally, mãe solteira, gira em torno da filha Stella. Já se conformou com o facto de que o único romance que vai viver é o das comédias românticas a que assiste. Com o trabalho que a mantém bastante ocupada, e com a filha, não tem tempo para sequer pensar sobre o amor.

Mas a vida torna-se bastante difícil quando Stella adoece. Tentar conciliar o seu trabalho como escritora de receitas com o ter cuidar de Stella é muito desgastante e, quando Cally conhece o belo pasteleiro Jago, a última coisa que quer é apaixonar-se, especialmente depois de ter ficado bastante escaldada com um Príncipe Encantado do seu passado. Conseguirá o descontraído e charmoso Jago abrir o coração gelado de Cally e ajudá-la a encontrar o verdadeiro amor?

 

Livro dos Sabichões de Isabel Lamas

img2

De forma divertida e atraente, este livro aborda vários temas – Animais, Plantas, Corpo Humano, Países, Vocabulário, Expressões, Inventos, etc. – com perguntas variadas, de resposta única ou de escolha múltipla, simples informações, curiosidades e correspondências, provando que “o saber não ocupa lugar”.

 · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de janeiro (2016):

be4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

be5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

be6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

be7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de Novembro (2015):

Meu Pé de Laranja Lima *, José Mauro de Vasconcelos.

meu pé de laranja

Sinopse

Zezé, de seis anos, é um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras. Zezé aprende tudo sozinho, é o “descobridor das coisas”.

 

A Noite de Natal*, Sophia de Mello B. Andresen

a noite de natal

Sinopse

A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.

*Obras indicadas nas Metas Curriculares de Português e no Plano Nacional de Leitura. (ver Informação útil)

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de outubro (2015):

maria moisésSinopse:

Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco

Nesta novela sentimental, Camilo Castelo Branco conta duas histórias intrinsecamente ligadas: a história de um amor clandestino que sofre um desfecho trágico com a morte de Josefa da Lage, mãe de uma bebé recém-nascida levada na corrente do rio Tâmega; e a história de sua filha, Maria Moisés, salva e acolhida por um pobre pescador. É esta dualidade – amor de perdição e amor de salvação – que o autor tão peculiarmente soube retratar, numa novela com traços românticos e realistas imersa no ambiente rural minhoto.

pássaro da cabeçaSinopse:

O Pássaro da Cabeça e mais versos para crianças, de Manuel António Pina

Sou o pássaro que canta

dentro da tua cabeça,

que canta na tua garganta,

que canta onde lhe apeteça.

 

Estes e outros versos vão transportar-te para um mundo de imaginação onde só tu poderás chegar…

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de Maio:

Recados de Mãe, Maria Teresa maia Gonzalez

img1

Sinopse:

«Pode ser que a mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia… A ideia era boa de mais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar: – Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?… – Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?! Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.» A cumplicidade entre duas irmãs e a sua capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas é o tema deste novo livro da autora.

Mãe, Pearl S. Buck

img2

Sinopse:

Pearl S. Buck dá a conhecer os sentimentos mais profundos da mente e do coração de uma mulher e de uma mãe. Fá-lo de uma maneira comovente, enérgica e mesmo violenta. A personagem, sem qualquer dúvida estóica, assume uma grandeza sem par pela forma como encara e ultrapassa os obstáculos que a vida lhe coloca.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de Abril:

“No tempo das cerejas maduras” de Maria Rodrigues

No tempo das cerejas madurasSinopse:

“Hoje faço anos. No tempo das cerejas maduras.
Lembras-te de quando nós os dois, pela primeira vez, abalámos a apanhar as primeiras cerejas?”

“Auto da Feira” de Gil Vicente

Auto da feiraSinopse:

Imagine-se a vida enquanto uma feira, um mercado livre, onde se compram e vendem vícios e virtudes, juntamente com tecidos, frutas e bugigangas de toda a variedade. Quem será atraído à tenda do Tempo para comprar as “mercadorias d’amor e rezão, justiça e verdade, a paz desejada”? E quem preferirá as “artes de enganar” que o Diabo tem para vender?…

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Sugestões de livros para o mês de Março:

O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

pelaranja

Sinopse:

Zezé  é um menino de seis anos, um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras. Zezé aprende tudo sozinho, é o “descobridor das coisas”. Descobre a ternura e o carinho no amigo “Portuga”. Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima.

 

 

 

 

 

Para onde vão os guarda-chuvas, Afonso Cruz

Sinopse:guarda-chuvas

O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Ora vamos lá descobrir os livros do mês de Fevereiro.

descobrir

A Viúva e o Papagaio

virginia wolf

Esta é a história de uma simpática viúva, de uma herança choruda e de um belo papagaio, contada por uma das maiores escritoras do século XX.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

A Volta ao Mundo em 80 dias

julio verne

Um cavalheiro britânico, aposta com os membros do seu clube que fará a volta ao mundo em oitenta dias. E ei-lo que parte acompanhado do seu criado Jean, um parisiense esperto e expedito. Para ganhar a aposta, teria de regressar a Londres em 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Livros do mês de Dezembro:  “O Castelo de Faria” e  “O Demónio e a Senhorita Prym

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

O Castelo de Faria

O castelo de Faria

Sinopse

A Idade Média, em Portugal, está repleta de pequenas grandes histórias de heróis que cairiam no esquecimento não fosse a vontade patriótica de Alexandre Herculano os tornar imortais: o alcaide que defende, com a sua vida, o Castelo de Faria contra os Castelhanos; a firmeza de D. Afonso Henriques frente à tirania do poder da Igreja; e o lendário Lidador, que, com 95 anos de idade e 80 de luta, inspira uma das vitórias dos Portugueses contra os Mouros.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

O Demónio e a Senhorita Prym

O demonio e a senhorita Prym

Sinopse

Uma cidade decadente parada no tempo nas montanhas… Uma jovem sonhadora que lia livros na margem do rio e ambicionava sair da aldeia… Uma velha permanentemente sentada diante da sua porta, assistida pelo espírito do seu falecido marido… Um estrangeiro com barras de ouro… Estes são os personagens e o cenário de uma história em que o estrangeiro, certamente o Demónio, segundo a velha, propõe à jovem, senhorita Prym, dar as barras de ouro à pequena comunidade… mas a contrapartida era assustadora.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Livros do mês de Novembro : “Adivinha quanto gosto de ti” e “O Bosque Encantado”.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

adivinha qanto gosto de tiAdivinha quanto eu gosto de ti no Outono
de Sam McBratney (texto) e Anita Jeram (ilustração)
Edição/reimpressão: 2008
Páginas:
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 978-972-21-2002-9

Outros títulos da colecção: Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti na Primavera, Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti no Verão, Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti no Inverno.
São pequenas histórias da Pequena Lebre Castanha e da Grande Lebre Castanha.

Sinopse

A Pequena Lebre Castanha adora brincar ao vento do Outono – especialmente quando ele lhe traz uma grande surpresa. Dos criadores de Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti, quatro novas histórias encantadoras, perfeitas para partilhar com os seus filhos!

Ora ouve … http://youtu.be/rigYTeVQ6dg

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

o bosque encantadoO Bosque Encantado

de Gill Davies

Sinopse

O Bosque Encantado contém várias histórias leves e divertidas. Na primeira história que dá título ao livro, os leitores vão acompanhar as peripécias do esquilo Felpudo e dos seus muitos amigos; na segunda, “A casa assombrada”, conta-se a história de uma simpática família de ratinhos que resolve ir viver para uma casa abandonada. A aventura nasce quando o Rato Renato decide fazer explorações…

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Marcada
Um romance da Casa da Noite

de Kristin Cast, P.C. Cast
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 312
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371296

Sinopse
Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampiros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampiros “marcam” como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampiros ou, se o corpo o rejeitar, morrer.

Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem.

Na Escola da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampiros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Escolhida
de Kristin Cast, P.C. Cast
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 384
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371807

Sinopse
Forças tenebrosas dominam a Casa da Noite, onde as aventuras de Zoey Redbird tomam um caminho inesperado. Aqueles que aparentam ser amigos afinal revelam-se inimigos. E estranhamente, inimigos oferecem-lhe amizade. Assim inicia-se o terceiro volume desta série viciante onde a força de Zoey será testada como nunca antes. A sua melhor amiga, Stevie Ray, julgada morta, esforça-se por manter a sua humanidade. Zoey não sabe como ajudá-la, mas sabe que tudo o que fizer tem que ser mantido secreto na Casa da Noite.

Como se não bastasse, Zoey encontra-se na rara e difícil posição de ter três namorados. E quando julgava que a sua vida não podia ser mais caótica, vampiros são encontrados mortos. Realmente mortos. Aparentemente, o Povo da Fé cansou-se de viver lado a lado com vampiros. Mas, como Zoey e os seus amigos irão descobrir, as aparências raramente reflectem a verdade…

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

A Virgem das Amêndoas
de Marina Fiorato
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04285-9
Idioma: Português

Sinopse
Na Itália do séc. XVI, o jovem pintor Bernardino Luini, discípulo favorito do mestre Leonardo da Vinci, é encarregado de pintar um fresco religioso na igreja de Saronno, uma pequena localidade nas colinas da Lombardia. Ao entrar na igreja, a sua atenção é captada pela beleza e melancolia da jovem Simonetta, viúva de um poderoso senhor feudal morto em combate.
.
.
.
.
.
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Quem me Dera Que Estivesses Aqui
de Francesc Miralles
Do autor de Amar em Minúsculas
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 216
Editor: Edições Contraponto
ISBN: 9789896660093

Sinopse

No dia em que faz 30 anos, Daniel, um arquitecto de sucesso em Barcelona, é abandonado repentinamente pela sua noiva. Em pleno naufrágio emocional, tenta distrair-se a ouvir um disco que lhe foi oferecido por uma das suas poucas amigas íntimas. O CD é de uma jovem cantora quase desconhecida chamada Eva Winter – e, para de Daniel surpresa, casa canção do álbum parece descrever, ao pormenor, a sua vida e as suas emoções. Intrigado, Daniel toma uma decisão impetuosa: sem avisar ninguém, parte para Paris, em busca desta misteriosa cantora que parece conhecê-lo melhor que qualquer pessoa. À sua espera, encontra as mais insólitas surpresas… e talvez até o amor da sua vida.

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Anúncios